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Quem define o objetivo, o aluno ou o professor?

Atualizado: 26 de jul. de 2021



“Ou você tem foco ou tem desculpas!” E junto uma foto de uma modelo ou modelo com um corpo perfeito.

Quem nunca viu essas frases nas redes sociais ou até mesmo dentro das academias?



Sendo assim, faço uma pergunta: Uma mulher nos seus 40 anos, advogada, mãe de 2 filhos e que só pode treinar duas vezes por semana e não pretende fazer uma alimentação perfeita, é uma aluna que só tem desculpas? Será que esta aluna está errada em querer melhorar sua condição física e diminuir um pouco sua barriga? Ou será que duas vezes por semana não traz resultado algum?

São muitas questões vamos organizar um pouco as coisas, algo que já disse diversas vezes é que entendo que quando um aluno entra na academia ele não compra só a possibilidade de utilizar os equipamentos ou até mesmo a orientação do professor, ele compra o resultado! Então se o aluno compra o resultado devemos incentivar a ter os melhores resultados e que sejam iguais ou superiores as suas expectativas? Talvez!

No momento da avaliação física é muito comum ouvir alunos dizendo: “Não quero perder muito peso, só uns 8 ou 10….”

Como se fosse algo muito simples perder este peso, mais um motivo para incentivarmos muito este aluno a alcançar este objetivo? Ainda acho que talvez!

Neste momento você está pensando: Ele tá querendo dizer que tem que o professor deve incentivar o aluno a diminuir suas expectativas e objetivos? Na maioria das vezes sim! Antes de me xingar leia até o final…rs

Vamos falar um pouco de números, em uma academia de São Paulo com cerca de dois mil alunos temos os seguintes números:

Percentual de gordura

  • Geral – 28,11%

  • Masculino – 23,80%

  • Feminino – 31,19%

  • Masculino até 30 anos – 22,38%

  • Masculino acima de 30 anos – 25,37%

  • Feminino até 30 anos – 30,36%

  • Feminino acima de 30 anos – 32,06%

(Pesquisa realizada pela ELEVATOfit em 2013 em academias de Guarulhos – SP)

Lembra do corpo daquela foto que você viu na rede? ou no poster da academia? Ou até mesmo aquele aluno da academia que o seu aluno tem como referência? Pois é, posso te garantir que esse aluno tem menos de 23% de gordura ou 31% se for mulher.

Agora vamos a outros números, em levantamentos estatísticos realizados em diversas academias de São Paulo o resultado médio dos alunos é de redução de 3% de gordura (lembre-se que esta é a média), sendo assim você terá a grande maioria dos alunos insatisfeitos com seus resultados, ou seja, muito distante daquela imagem que eles tinham como referência quando começaram.

Voltando a questão inicial, quem define o objetivo? No meu entendimento ambos! Porém acredito que cabe ao professor incentivar o aluno a ter o máximo de resultados dentro das suas possibilidades, o que é um pouco mais complicado do que parece, principalmente porque o aluno deve entender claramente essas possibilidades.

Se uma aluna de 70kg começa na academia com o objetivo de emagrecer 7 quilos (ou seja comprou perder 7 quilos) e vai treinar 3 x por semana com um controle alimentar mediano, quais são as possibilidades de ela alcançar este objetivo? Perceba que seriam 10% do peso total, se após 3 meses esta aluna emagrece em torno de 3 kg (o que posso garantir, é um valor bem comum) qual será a percepção dela? “Poxa, estou a 3 meses na academia e não cheguei nem na metade do meu objetivo…” e neste momento o professor diz que ela tem uma condição física melhor, emagreceu em gordura e aumentou um pouco de massa muscular… mas a opinião já está formada, e a própria aluna vai lembrar que quando entrou na academia o próprio professor incentivou a alcançar a meta que ela mesmo colocou. Então como proceder?

É preciso nortear o aluno e mostrar com clareza sobre o que virá pela frente, com muito cuidado adequar suas expectativas as reais possibilidades, se neste exemplo acima a aluna recebe-se a informação de que no primeiro momento seria positivo que diminuísse 2 a 3 quilos e que ela criando uma rotina favorável, gradativamente irá alcançar este objetivo e não em 3 meses. E se mesmo assim a aluna pretende manter a meta, cabe ao professor mostrar quais adequações na rotina devem ser feitas, seja no treino ou alimentação, para caminhar em direção ao seu objetivo.

Quando utilizamos corpos perfeitos como referência para os resultados estamos de certa forma, dizendo que 95% dos alunos fracassaram ou irão fracassar, talvez esse seja um dos motivos das academias terem uma rotatividade tão alta, afinal de contas quantos alunos têm o corpo perfeito?


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