top of page

A faculdade não ensina tudo


Quantos de nós ingressamos na faculdade pensando que sairíamos de lá sabendo tudo para viver no mercado de trabalho. Essa, talvez, seja uma das nossas primeiras decepções na fase universitária.



Na Faculdade de Educação Física nos ensinam a fisiologia, anatomia, métodos de treino; mas não passam nada de gestão da carreira, de como é ser autônomo, definir preços, criar projetos, lidar com pessoas; ou seja, o dia a dia mesmo não está explicado nas disciplinas. "Mas, Ricardo, você está querendo dizer que a faculdade não é uma boa escolha?" NÃO! De forma alguma, todas as disciplinas que recebemos ao longo dos anos na faculdade são extremamente importantes para você ser um profissional qualificado. Mas, todo profissional precisa do direcionamento para a carreira e como irá lidar com o mercado após o período da faculdade, e isso você não encontrará nos livros e dentro de uma sala de aula. Gestão de carreira, definição de preços, lidar com pessoas e etc, virá com a experiência e outros cursos de qualificação. Entretanto, isso dependerá exclusivamente de você, da sua vontade e dedicação para ter uma carreira sólida e de sucesso. Você precisará ter, também, visão para explorar oportunidades e coragem para encarar desafios que muitos não querem.


Maaaas, também, não adianta você cursar a faculdade e ir atrás de cursos "gurus" que vendem milagres ou fórmulas mágicas para o Profissional de Educação Física.


"Tá Ricardo, então, o que é preciso fazer?" Calma, selecionei 5 pontos importantes que te ajudam a ter uma carreira sólida: 1. Consuma todo o conteúdo da faculdade e dos professores. As disciplinas lecionadas na faculdade são muito importantes, então aproveite tudo o que for ensinado e se aproxime dos professores. Converse com eles sobre o mercado e suas experiências, isso já te ajudará a abrir sua mente e ampliar sua visão. 2. Aproveite muito bem os estágios. Os estágios da faculdade ajudam na experiência com o mercado e ajuda muito a decidir no que seguir dentro do mercado de trabalho. Então, aproveite as pessoas, as situações e ambientes para agregar na sua formação. 3. Faça outros cursos. Apesar da imensa quantidade de cursos, muitos com conteúdos rasos, pesquise sobre cursos que não irão prometer uma receita de bolo, mas que serão ferramentas para entregar um serviço diferenciado, que você possa se sentir realizado e perceba o propósito com seu trabalho.


4. Pesquise o mercado. Leia sobre o mercado fitness, mas também esteja atento em assuntos sobre administração, gestão financeira e marketing. São 3 pilares que, normalmente, temos dificuldade em agregar em nosso dia a dia. 5. Aprimore o relacionamento com as pessoas. Ás vezes alguns profissionais esquecem que nossa profissão lida com pessoas, saber isso ajudará a ter um relacionamento melhor com os seus alunos, fornecedores e parceiros. Porque você entenderá qual a solução o seu serviço pode entregar para cada um deles.






0 comentário
bottom of page